Schmuckband Kreuzgang
Kommunion (c) www.pixabay.com

Eucaristia / Primeira Comunhão

 

O que é?

 

Três Sacramentos de Iniciação Cristã

A Tradicão da Igreja apresenta-nos a Iniciação Cristã desenvolvida ao longo de três Sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma ou Confirmação. Para aqueles que são batizados em Crianças, existe pois uma progressão que é também pedagógica. Pelo Batismo entramos na Igreja e iniciamos o nosso caminho como filhos de Deus; pela Eucaristia (a partir da Primeira Comunhão) participamos plenamente na oração da Comunidade, tendo assim a oportunidade para retemperarmos as nossas forças por meio de Jesus que se torna para nós refeição. Pelo sacramento do Crisma, recebemos, de forma mais eloquente o Dom do Espírito Santo.

 

Sacramento instituído por Jesus

A Eucaristia é um dos Sacramentos que, sem qualquer margem de dúvida, foi instituído pelo próprio Jesus Cristo. Remonta à Última Ceia, conforme se pode ler nos Evangelhos: «Veio o dia dos Ázimos, em que devia imolar-se a Páscoa. Jesus enviou então a Pedro e a João, dizendo: "Ide preparar-nos a Páscoa, para que a possamos comer" [...]. Partiram pois, [...] e prepararam a Páscoa. Ao chegar a hora, Jesus tomou lugar à mesa, e os Apóstolos com Ele. Disse-lhes então: "Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de padecer. Pois vos digo que não voltarei a comê-la, até que ela se realize plenamente no Reino de Deus". [...] Depois, tomou o pão e, dando graças, partiu-o, deu-lho e disse-lhes: "Isto é o Meu corpo, que vai ser entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim". No fim da ceia, fez o mesmo com o cálice e disse: "Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós"» (Lc 22,7-8.13-16. 19-20)

 

Centro da Vida Cristã

Os primeiros Cristãos estavam conscientes da importância deste Sacramento a que hoje chamamos Eucaristia. Ainda a Igreja não tinha a estrutura que hoje lhe reconhecemos e já o livro dos Atos dos Apóstolos refere sobre a Comunidade de Jerusalém: «Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações. [...] Todos os dias frequentavam o templo, como se tivessem uma só alma, e partiam o pão em suas casas; tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração» (Act 2, 42.46).

A diversidade de nomes com que se denomina o Sacramento põe também em relevo a riqueza e a centralidade deste Sacramento. A “Fração do Pão”, nome mais antigo põe em relevo a “Comunhão” em Cristo que se faz alimento partilhado por e para todos. Por outro lado, o termo “Eucaristia” coloca em relevo a dimensão da ação de graças. Não menos importante é a expressão “Memorial da Páscoa” que liga o Sacramento ao evento mais significativo para qualquer Cristão.

 

Deus presente

O Catecismo da Igreja Católica não deixa de sublinhar continuamente a importância e a centralidade da Eucaristia. Aconselhamos, naturalmente a sua leitura. Parece-nos, no entanto relevante recordar que quando falamos de Eucaristia, falamos de presença real de Deus no meio de nós. Três são as dimensões mais óbvias de presença: porque a Assembleia está reunida; porque a Palavra é mensagem de Deus para quem O escuta; porque o Pão e o Vinho consagrados se transformam em Corpo e Sangue de Cristo.

 

Expectativas de parte a parte

Nos dias de hoje, (e até, porventura, desde sempre), importa falar de expectativas de parte a parte. Estamos conscientes de que muitos Católicos já perderam os hábitos de participação na Eucaristia (até na dominical). Muitas vezes, são apontadas como razões ou a monotonia das celebrações ou a falta de tempo. Em muitos casos, a Primeira Comunhão é apenas uma tradição, e não a tomada de consciência da importãncia de experimentar Cristo como Alimento e a Eucaristia como a Oração Central da Comunidade.

A Igreja, por seu lado, continua a acreditar na importância da Eucaristia. Respeitando as opiniões de todos, parece-nos que as razões apontadas serão, na maioria dos casos, tentativas de auto-justificação, que arrumem a questão e descansem a própria consciência.

Partilhamos, como desafio a pensar, um raciocíno lógico. Se acreditamos que Cristo é Alimento, naturalmente que quem não O toma ficará enfraquecido. Se a Igreja é a Família dos Filhos de Deus, quem não participa na reunião da Família, não exprime, pública e inequivocamente, a adesão à mesma Igreja que é Assmbleia de Batizados. Parece-nos que o presente e o futuro da Igreja se joga na capacidade que tivermos para colocar Deus no centro de todos os processos. A Eucaristia é a oportunidade privilegiada para tomarmos consciência de que é Ele que deve guiar as nossas opções: nela, ouvimos o que Ele tem para nos dizer; nela retemperamos as forças porque pedimos perdão, rezamos e comungamos.

 

 

Em concreto.

 

Valorizar a Eucaristia

Se deseja participar na Eucaristia da Comunidade, bem como nos momentos de Oração com Exposição do Santíssimo, consulte o Calendário da Comunidade. Nele, encontrará todas as informações necessárias. Se deseja preparar-se para receber o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez, as próximas linhas poderão ser úteis.

 

Primeira Comunhão para Crianças

Seguindo a tradição da Igreja Católica Ocidental, o Sacramento da Comunhão é separado do Batismo e celebrado, normalmente, por volta dos 9 anos (3.º Ano de Escolaridade). De há uns anos a esta parte, e em diálogo com as Catequistas e as famílias envolvidas na Catequese, tomámos a decisão de oferecer uma proposta de preparação para a Primeira Comunhão semelhante àquela que é habitual nas Comunidades Católicas Alemãs, mas em Português. No nosso caso, concretiza-se num tempo de preparação que se estende de Setembro ou Outubro a Maio ou Junho. Normalmente, são propostos dois encontros por mês, bem como a participação e o envolvimento na Eucaristia com Crianças, que acontece no 4.º Domingo do mês.

Habitualmente, os pais são convidados, por carta, a inscrever os seus filhos durante o mês de Agosto ou Setembro. Mesmo que não receba este convite, a nossa catequese está, naturalmente, aberta a todos!

Para mais informações, veja o item “Crianças” no Menu “Formar” incluído em “Formação Cristã”.

 

Primeira Comunhão para Jovens

De há uns anos a esta parte, integramos os Jovens que desejam receber a Primeira Comunhão no nosso Projeto de Jovens “Sag Ja!_Diz Sim!”, como, de resto, acontece com os candidatos à Confirmação. É, para nós, fundamental que, não apenas aprendam ou conheçam coisas, mas façam uma experiência clara e concreta do que é ser Cristão no Mundo e, sobretudo, na e com a Igreja, nomeadamnte, através da Comunidade.

Todos os Jovens, a partir dos 14 anos, Confirmados ou não, desejando ou não vir a receber algum Sacramento, são bem-vindos a este projeto, que se pretende que seja marcado mais por experiências práticas do que por conteúdos teóricos. Podem entrar e sair a qualquer altura. Entre os que permanecem e que vão atingindo a idade de celebrar a Confirmação (indicativamente, os 16 anos, segundo a prática dos países de língua portuguesa) é-lhes proposto o Sacramento.

De notar que esta proposta se dirige também aos Jovens que ainda não tenham celebrado o Batismo ou a Primeira Comunhão. Conforme a indicação do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, propomos àqueles que não receberam o Batismo, ou a Primeira Comunhão, que celebrem os três Sacramentos de Iniciação Cristã em conjunto.

 

Primeira Comunhão para Adultos

Os Adultos que desejem receber a Primeira Comunhão serão acompanhados pessoalmente. Felizmente, é possível, na nossa Comunidade, propôr uma resposta personalizada e adequada a cada caso.

O que se disse anteriormente a respeito dos Jovens, também se aplica aos adultos. Conforme a indicação do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, propomos àqueles que não receberam o Batismo, que celebrem os três Sacramentos de Iniciação Cristã  (Batismo, Comunhão e Confirmação) em conjunto.

 

 

Organização prática

 

Primeiros Passos

Em primeiro lugar, sugerimos que nos contacte por forma a que a sua situação possa ser conversada. Felizmente, conseguimos fazer um acompanhamento personalizado a cada caso.

 

Documentos necessários para iniciar o Processo:
  • Documento de Identificação Civil do Candidato ou Candidata.
  • Documento ou Documentos que comprovem que é batizado ou batizada (onde constem o local e a data da celebração).

 

Detalhes a ter em conta:
  • A Inscrição bem como um primeiro contacto/aconselhamento poderá acontecer através da nossa Secretaria Paroquial.
  • Indicativamente, no caso do Jovens, a integração no Grupo deve estender-se, ao menos, por um ano, para que façam também uma experiência litúrgica e celebrativa. Também os Adultos, sem prejuízo do que se disse a respeito da possibilidade de um acompanhamento mais personalizado, são convidados a fazer uma caminhada com uma duração semelhante, a não ser que, notoriamente, já tenham assumido e integrado na sua experiência de Fé, o ritmo do Ano Cristão.
  • Por príncipio, a Celebração do Sacramento da Confirmação acontece uma vez por ano, numa Eucaristia Dominical da Comunidade, normalmente no mês de Setembro, presidida em Alemão pelo Ministro responsável pela administração do Sacramento no nosso Espaço Pastoral, durante esse ano.
  • De acordo com cada situação, no caso dos adultos, sobretudo se se tratarem de candidatos relacionados com pessoas lusófonas (familiares, por exemplo), além de Português, conseguimos assegurar a preparação do Sacramento em Alemão, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês.

 

Galeria

6. Apr. 2023
6 Bilder