Schmuckband Kreuzgang
Firmung (c) Foto: Bernhard Riedel in Pfarrbriefservice.de

Confirmação

 

O que é?

 

Três Sacramentos de Iniciação Cristã

A Tradicão da Igreja apresenta-nos a Iniciação Cristã desenvolvida ao longo de três Sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma ou Confirmação (termo que usamos a partir daqui, por estar mais próximo da terminologia oficial). Para aqueles que são batizados em Crianças, existe pois uma progressão que é também pedagógica. Pelo Batismo entramos na Igreja e iniciamos o nosso caminho como filhos de Deus; pela Eucaristia (a partir da Primeira Comunhão) participamos plenamente na oração da Comunidade, tendo assim a oportunidade para retemperarmos as nossas forças por meio de Jesus que se torna para nós refeição. Pelo sacramento do Crisma, recebemos, de forma mais eloquente o Dom do Espírito Santo.

 

Como no dia de Pentecostes

O Sacramento da Confirmação proporciona uma efusão especial do Espírito Santo, tal como outrora foi concedida aos Apóstolos, no dia de Pentecostes, por esse facto, proporciona um crescimento e aprofundamento da graça baptismal, conforme se pode ler no número 1303 do Catecismo da Igreja Católica:

– enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos leva a dizer « Abba! Pai!»;

– une-nos mais firmemente a Cristo;

– aumenta em nós os dons do Espírito Santo;

– torna mais perfeito o laço que nos une à Igreja;

– dá-nos uma força especial do Espírito Santo para propagarmos e defendermos a fé, pela palavra e pela acção, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessarmos com valentia o nome de Cristo, e para nunca nos envergonharmos da cruz;

 

Dom para todos os Batizados

O mesmo Catecismo da Igreja Católica, afirma no número 1306: Todo o baptizado ainda não confirmado pode e deve receber o sacramento da Confirmação. Uma vez que Baptismo, Confirmação e Eucaristia formam uma unidade, segue-se que «os fiéis têm obrigação de receber este sacramento no tempo devido», porque, sem a Confirmação e a Eucaristia, o sacramento do Baptismo é, sem dúvida, válido e eficaz, mas a iniciação cristã fica incompleta.

 

Expectativas de parte a parte

Nos dias de hoje, (e até, porventura, desde sempre), importa falar de expectativas de parte a parte. Estamos conscientes de que, em muitos casos, a Confirmação é vista mais como o ponto final de uma caminhada catequética, em que muitas vezes se toma parte, caso contrário, não se poderá, mais tarde, ser Padrinho ou Madrinha de Batismo ou de Confirmação, ou até segundo as orientações de alguns países, celebar o Sacramento do Matrimónio (aproveitamos para sublinhar aqui que esta orientação sobre o Matrimónio não se aplica nem na generalidade dos Países de Língua Portuguesa, nem na Alemanha).

A expectativa da Igreja, enquanto Comunidade de crentes, é que a celebração da Confirmação, signifique o atingir de uma certa maturidade cristã. Sem prejuízo do  facto da Confirmação ser um Sacramento e, por isso, dom da graça de Deus, espera-se, pois, da parte do Confirmado: uma fé esclarecida, que permita uma adesão verdadeira ao Evangelho; uma relação assumida, vivida e concretizada com a Comunidade Cristã (também através da participação na Eucaristia); uma capacidade de concretizar na vida real a fé que professa; e, claro, como aconteceu com os Apóstolos no Dia de Pentecostes, a vontade, a alegria e a decisão de testemunhar ao Mundo o Evangelho!

Na nossa opinião, assim até fica mais claro porque é que a Igreja deseja que, quem é Padrinho ou Madrinha e até, quem funda uma Família Cristã, tenha este perfil.  

 

 

Em concreto.

 

Confirmação de Jovens

Seguindo a tradição da Igreja Católica Ocidental, o Sacramento da Confirmação é separado do Batismo e celebrado, normalmente, na idade da Adolescência ou Juventude. Na linha do que afirmámos antes sobre as expectativas, de há uns anos a esta parte, integramos os Jovens candidatos à Confirmação no nosso Projeto de Jovens “Sag Ja!_Diz Sim!”. É, para nós, fundamental que, não apenas aprendam ou conheçam coisas, mas façam uma experiência clara e concreta do que é ser Cristão no Mundo e, sobretudo, na e com a Igreja, nomeadamnte, através da Comunidade.

Todos os Jovens, a partir dos 14 anos, Confirmados ou não, desejando ou não vir a receber o Sacramento, são bem-vindos a este projeto, que se pretende que seja marcado mais por experiências práticas do que por conteúdos teóricos. Podem entrar e sair a qualquer altura. Entre os que permanecem e que vão atingindo a idade de celebrar a Confirmação (indicativamente, os 16 anos, segundo a prática dos países de língua portuguesa) é-lhes proposto o Sacramento.

De notar que esta proposta se dirige também aos Jovens que ainda não tenham celebrado o Batismo ou a Primeira Comunhão. Conforme a indicação do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, propomos àqueles que não receberam o Batismo, ou a Primeira Comunhão, que celebrem os três Sacramentos de Iniciação Cristã em conjunto.

 

Confirmação de Adultos

Os Adultos que desejem receber o Sacramento da Confirmação serão acompanhados pessoalmente. Felizmente, é possível, na nossa Comunidade, propôr uma resposta personalizada e adequada a cada caso.

O que se disse anteriormente a respeito dos Jovens, também se aplica aos adultos. Conforme a indicação do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, propomos àqueles que não receberam o Batismo, ou a Primeira Comunhão, que celebrem os três Sacramentos de Iniciação Cristã em conjunto.

 

Padrinhos

A escolha do padrinho e da madrinha é, habitualmente, inspirada por laços de parentesco ou amizade, independentemente da sua fé cristã. No entanto, esta questão não pode ser vista apenas por critérios humanos, uma vez que o padrinho deverá ser o garante da fé do seu afilhado e, por isso mesmo, é chamado a dar o seu testemunho cristão junto daquele. Atendendo à sua missão, os padrinhos devem ser baptizados, crismados e assíduos à celebração da Eucaristia, devem ser membros da comunidade cristã e por isso testemunhas da presença de Jesus no meio dos homens. Para assumir esta missão devem manifestar sinais claros de pertença à comunidade cristã e de comunhão com a Igreja.

O Código de Direito Canónico (geral, para toda a Igreja) define que o Padrinho de Confirmação tenha as mesmas condições que o Padrinho de Batismo e aconselha até que se escolha para Padrinho de Confirmação quem desempenhou essas funções no Batismo.

Cânone 874 – §1.

Para alguém poder assumir o múnus de padrinho requer-se que:

  • seja designado pelo próprio baptizando ou pelos seus pais ou por quem faz as vezes destes ou, na falta deles, pelo pároco ou ministro, e possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus;
  • tenha completado dezasseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou ao pároco ou ao ministro por justa causa pareça dever admitir-se excepção;
  • seja católico, confirmado e já tenha recebido a santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar;
  • não seja abrangido por nenhuma pena canónica legitimamente aplicada ou declarada;
  • não seja o pai ou a mãe do baptizando. [Neste caso, do Crismando]

 

 

Organização prática

 

Primeiros Passos

Em primeiro lugar, sugerimos que nos contacte por forma a que a sua situação possa ser conversada. Felizmente, conseguimos fazer um acompanhamento personalizado a cada caso.

 

Documentos necessários para iniciar o Processo:
  • Documento de Identificação Civil do Candidato ou Candidata.
  • Documento ou Documentos que comprovem que é batizado ou batizada e celebrou a Primeira Comunhão (onde constem o locais e as datas das respetivas celebrações).
  • Nome completo do Padrinho ou Madrinha, morada e data de nascimento, caso resida no território da nossa Paróquia.
  • Certidão de Idoneidade, onde conste a morada completa, emitida pela Paróquia da área de residência que nos sirva de “carta de Apresentação” do Padrinho ou Madrinha, caso resida fora do nosso território paroquial.

 

Detalhes a ter em conta:
  • A Inscrição bem como um primeiro contacto/aconselhamento poderá acontecer através da nossa Secretaria Paroquial.
  • Indicativamente, no caso do Jovens, a integração no Grupo deve estender-se, ao menos, por um ano, para que façam também uma experiência litúrgica e celebrativa. Também os Adultos, sem prejuízo do que se disse a respeito da possibilidade de um acompanhamento mais personalizado, são convidados a fazer uma caminhada com uma duração semelhante, a não ser que, notoriamente, já tenham assumido e integrado na sua experiência de Fé o ritmo do Ano Cristão.
  • Por príncipio, a Celebração do Sacramento da Confirmação acontece uma vez por ano, numa Eucaristia Dominical da Comunidade, normalmente no mês de Setembro, presidida em Alemão pelo Ministro responsável pela administração do Sacramento no nosso Espaço Pastoral, durante esse ano.
  • De acordo com cada situação, no caso dos adultos, sobretudo se se tratarem de candidatos relacionados com pessoas lusófonas (familiares, por exemplo), além de Português, conseguimos assegurar a preparação do Sacramento em Alemão, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês.

 

Galerie

5 Bilder